Visando uma Safra Recorde, Usinas Brasileiras irão Prolongar Moagem de Cana de Açúcar 2023/24
Visando uma Safra Recorde, Usinas Brasileiras irão Prolongar Moagem de Cana de Açúcar 2023/24
As usinas brasileiras da região Centro-Sul prolongarão a moagem de cana-de-açúcar na safra 2023/24 para lidar com uma safra recorde. A temporada de produção de açúcar e etanol no Centro-Sul geralmente termina em novembro, quando as chuvas se tornam mais frequentes, dificultando a operação das máquinas nos canaviais. No entanto, este ano, uma colheita estimada em cerca de 630 milhões de toneladas e os preços do açúcar bruto em máximas de 12 anos farão com que as usinas tentem operar por mais tempo.
De acordo com proprietários e diretores de usinas reunidos no Sugar Dinner, em São Paulo, em 26 de outubro, a moagem deve ser estendida até 10 a 15 de dezembro. Normalmente, as usinas fecham em 20 de novembro.
O prolongamento da safra é uma medida necessária para aproveitar o máximo da cana que está disponível. O setor investiu no canavial na safra 2023/24 e o clima colaborou com aumento da produtividade.
Apesar do prolongamento da safra, vai sobrar cana para a próxima temporada (2024/25), que promete também ser antecipada, para março.
O prolongamento da safra deve gerar um aumento na produção de açúcar e etanol no Brasil. A produção de açúcar deve chegar a 37,5 milhões de toneladas, um aumento de 10% em relação à safra anterior. A produção de etanol deve chegar a 33,5 bilhões de litros, um aumento de 7%.
O prolongamento da safra também deve contribuir para o aumento da renda do setor sucroalcooleiro. O setor deve faturar R$ 120 bilhões na safra 2023/24, um aumento de 15% em relação à safra anterior.